Ambiente
Ambiente

A APED acompanha, através de uma Comissão de Ambiente, as principais actividades das empresas associadas, as quais a visam dar cumprimento à legislação aplicável e promover a melhoria contínua do desempenho ambiental do sector.
A Comissão de Ambiente da APED tem como linha de acção uma abordagem integrada das principais áreas temáticas com relevância para o sector da Distribuição: correcta gestão de todos os resíduos gerados nos seus estabelecimentos tendo em vista a prevenção da produção, a reutilização e a valorização; gestão da água e dos efluentes líquidos; minimização do ruído e das emissões atmosféricas; racionalização do consumo de energia, eficiência energética e qualidade do ar interior; controlo das substâncias químicas; sensibilização ambiental, entre outras.
Diversas têm sido as iniciativas desenvolvidas no âmbito da Comissão de Ambiente da APED, destacando-se as seguintes:

 

CARTA DO AMBIENTE


A APED sintetizou numa Carta do Ambiente os 10 princípios de orientação ambiental que considera mais relevantes para serem respeitados por todos os seus associados, com a finalidade de garantir o equilíbrio entre a promoção do desenvolvimento sustentável e da actividade económica.
Consciente das suas responsabilidades sociais e económicas, a APED propõe como princípios de orientação ambiental para as empresas associadas a adopção de soluções que visem a eco-eficiência, a melhoria contínua do desempenho ambiental do sector, incluindo a sensibilização ambiental aos consumidores e colaboradores, bem como a cooperação com todas as entidades ligadas ao sector.
A Carta do Ambiente foi divulgada em Março de 2007, no âmbito do 3º Fórum do Comércio Moderno e decorre de uma versão inicial, apresentada em 1998.
Para aceder à Carta do Ambiente da APED clique aqui.

 

SACO VERDE


O Saco Verde traduz a consciencialização das empresas da grande Distribuição para um dos grandes desafios ambientais da Sociedade actual, no que respeita ao crescente volume de resíduos que é produzido diariamente. Traduz também a importância da reutilização como instrumento fundamental da gestão sustentável de recursos, contribuindo para sensibilizar os consumidores para as boas práticas ambientais que visam a Prevenção de resíduos.
O Saco Verde é uma iniciativa da APED em funcionamento desde 1998. O primeiro saco reutilizável da APED era mais resistente e de maior capacidade do que os tradicionais sacos de compras. Quando estivesse danificado os consumidores podiam trocá-lo gratuitamente, sempre que necessário, em qualquer loja dos associados da APED aderentes a esta iniciativa. O Saco Verde danificado e devolvido pelo cliente seria depois encaminhado para reciclagem.
A adesão dos portugueses a esta iniciativa da APED ganhou cada vez maior importância ao longo dos tempos, como se pode constatar pelos dados relativos à evolução das vendas totais:
Para aceder ao gráfico evolução das vendas 2002-2010 clique aqui.


Novo Saco Verde

A APED lançou em Janeiro 2011, um novo saco reutilizável. Este saco apresenta na sua composição um material inovador, constituído em 99% por garrafas PET recicladas, com largas vantagens na poupança de recursos naturais. Este saco distingue-se do anterior modelo, pelo facto de apresentar maior resistência, capacidade e durabilidade, para além da composição. O lançamento deste novo Saco Verde traduz, uma vez mais, o sentido de responsabilidade da APED relativamente ao Ambiente e à Prevenção de resíduos, contribuindo para o consumo sustentável dos recursos naturais e para a promoção do eco-consumo.
O Saco Verde pode ser adquirido actualmente nas lojas dos Associados da APED com as seguintes insígnias: Continente, Jumbo, Modelo Bonjour, Modelo, Pão de Açúcar, Pingo Doce e Staples.

 

GUIA DAS BOAS PRÁTICAS AMBIENTAIS


Consciente das suas responsabilidades na promoção da melhoria contínua do desempenho ambiental do sector, a APED reúne no Guia de Boas Práticas Ambientais as principais obrigações e recomendações aplicáveis à actividade do sector da Distribuição.
O Guia de Boas Práticas Ambientais enquadra-se nos Princípios de Orientação Ambiental definidos da Carta do Ambiente da APED e constitui o primeiro documento desta natureza elaborado para o sector da Distribuição.
Com este Guia a APED pretende, assim, promover um sentido de responsabilidade em relação ao Ambiente, complementando, se necessário, as linhas de orientação seguidas pelas empresas suas associadas.

Para consultar o Guia de Boas Práticas Ambientais clique aqui.

Agenda APED
23.04.2014
A contribuição da Indústria
Católica Porto Business School,VI Conferência Executive Digest
04.06.2014
SmartCards - Congresso Anual de Cartões e Meios de Pagamento. www.smartcards.ife.pt
Lagoas Park Hotel,Congresso
24.09.2014
The Consumer Goods Forum
Munich,Supply Chain Conference
APED
Quem Somos
Quem Somos
Inscrição de novos associados
Inscrição de novos associados
Seminários APED – Ficha de Inscrição
Seminários APED – Ficha de Inscrição
Associados
2010 ® APED Todos os direitos reservados
Login Password Close
Recuperar Password
LOGIN MEMBROS