Campanha de sensibilização sobre Redução do Desperdício Alimentar
Campanha de sensibilização sobre Redução do Desperdício Alimentar

Campanha de sensibilização sobre Redução do Desperdício Alimentar

A campanha desenvolvida pela APED, em conjunto com algumas empresas associadas, está visível desde o dia 26 de Setembro 2012 e deverá prolongar-se até ao final do mês de Outubro. A comunicação é veiculada através da internet, cartazes, anúncios, folhetos, ecrãs ou som de loja das empresas participantes, estando visível nas lojas Continente, Continente Modelo, Continente Bom-Dia, El Corte Inglés, Jumbo e Pão de Açúcar, Novo Horizonte, Pingo Doce. A mensagem será também divulgada através da internet das empresas Auchan, DIA Minipreço, Lidl, El Corte Inglés, Malaquias, Pingo Doce.
Sensibilizar para a importância da redução do desperdício alimentar, através de dicas simples destinadas aos consumidores, é o principal objectivo desta campanha.


O Desperdício Alimentar

O tema “desperdício alimentar” tem vindo a ganhar relevância a nível europeu, atendendo à dimensão económica, social e ambiental do problema.
De acordo com um estudo da União Europeia, parte significativa dos produtos alimentares não são efectivamente consumidos, resultando em desperdício alimentar. O mesmo estudo evidencia que o desperdício alimentar tem origem essencialmente doméstica (42%). O sector do retalho é responsável por 5,5% do desperdício alimentar global.
Uma informação e conhecimento mais adequados sobre as condições de utilização eficiente e armazenamento dos alimentos, um rigoroso planeamento das compras e uma melhor compreensão sobre as datas na rotulagem são os principais aspectos a melhorar para evitar o desperdício alimentar.
A APED está empenhada em evitar o desperdício e contribuir para a melhoria do Ambiente, alertando os consumidores para aquilo que podem fazer no seu quotidiano. A iniciativa conta com um parceiro institucional: Agência Portuguesa do Ambiente (APA).


O que fazer…
 • Ajuste as compras às suas necessidades
 • Utilize em primeiro lugar os produtos com data-limite de consumo mais próxima
 • No frigorífico, coloque à frente os produtos que devem ser usados mais rapidamente
 • Mantenha o seu frigorífico em adequadas condições de utilização
 • Ajuste os tamanhos das porções de alimentos servidos consoante as suas necessidades
 • Aproveite os alimentos cozinhados em excesso para confeccionar outros pratos


Ao longo dos últimos anos, as empresas têm desenvolvido vários esforços no sentido de reduzir o desperdício alimentar. Os associados da APED seguem as recomendações das boas práticas nesta matéria a nível europeu, tais como o investimento em eficiência na cadeia de frio, um controlo rigoroso da gestão de stocks e das validades dos produtos alimentares e o uso de técnicas avançadas de conservação dos produtos, entre outras medidas.

Agenda APED
24.09.2014
The Consumer Goods Forum
Munich,Supply Chain Conference
16.10.2014
Fórum - Dia Mundial da Alimentação
Fundação Calouste Gulbenkian,www.diamundialdaalimentacao.pt
04.11.2014
inRetail Congress
CCB,4ª Edição
APED
Quem Somos
Quem Somos
Inscrição de novos associados
Inscrição de novos associados
Seminários APED – Ficha de Inscrição
Seminários APED – Ficha de Inscrição
Associados
2010 ® APED Todos os direitos reservados
Login Password Close
Recuperar Password
LOGIN MEMBROS